Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




terça-feira, 28 de julho de 2009

Presenteando


Olá Pessoal!

Estamos perto de mais uma data em que presentear outra pessoa é fundamental.
Saber presentear, porém, é uma arte que nem sempre é bem trabalhada e, muitas vezes, acaba-se por conseguirmos um efeito contrário ao que imaginamos.
Vamos ver algumas dicas a respeito do assunto?
Em primeiro lugar, o presente deve ser escolhido com carinho. Isto é muito importante. Não basta que cheguemos a uma loja e logo peçamos, por exemplo, o mais caro. Isto não será garantia de que vai agradar.
Procure se colocar no lugar da pessoa a ser presenteada e isto tornará a tarefa de escolher um pouco mais fácil.
A originalidade é fundamental, principalmente em ocasiões como aniversário e dia dos namorados.
Evite o lugar comum como caixa de bombons ou flores. Nestas situações, a imaginação e o efeito surpresa são o mais importante.
Dependendo da situação, você poderá imaginar que o presente em espécie ($$) seria a melhor opção.
Se for este o caso, lembre-se que a pessoa a ser presenteada deve ser razoavelmente íntima e a quantia razoavelmente generosa!
Não entregue o dinheiro em mãos. Procure colocá-lo em um envelope bem caprichado e este envelope, por sua vez, acompanha uma lembrancinha (vasinho de flor, caixa de bombom, livro, etc).
Quem tem alguma habilidade manual, pode fazer o presente a ser dado para a outra pessoa, mas isto somente se a habilidade for mesmo de primeira linha!As bebidas não são o presente ideal a ser dado para um homem.
Acaba por parecer comprado de última hora, ou retirada de sua própria adega. Tente evitar, fazendo esta opção somente se o presenteado for realmente um apreciador e a bebida de muita categoria.
As flores devem ser encaradas como um agrado e não como um presente em si. Muita gente gosta de levar flores a quem, por exemplo, está hospitalizada (o). É péssimo. Não há onde colocar e só atrapalha o local que já é pequeno. Prefira, para estas ocasiões (hospitais) lembrancinhas simples que farão a distração de quem está de cama (livro, jornais do dia, revistas, jogos, etc.). Apesar de simples, serão muito bem-vindos.
A embalagem é tudo. Capriche e o efeito será outro para quem recebe.
Ao receber qualquer presente, agradeça e abra-o na frente de quem deu. Nunca vá à casa de alguém sem levar uma lembrancinha.
Se te perguntarem o que gostaria de ganhar, não precisa dizer "nada", "não se preocupe" ou coisa parecida. É preferível que dê uma dica ("adoro ler"), pois a pessoa está te solicitando.
No trabalho, o subordinado não deve presentear o chefe. Pode oferecer um cartão, uma planta, uma caixa de chocolates, oferecer-se para ajudar na preparação da festa, envio dos convites ou outra coisa simples.
Uma secretária, se presentear o chefe, deve procurar um presente do qual toda a família dele possa usufruir (uma cesta com comidas, bebidas, chocolates).
Por fim, sempre agradeça o presente recebido. Seja pessoalmente, seja com um cartão pessoal.
É isso aí! Espero que tenham aproveitado as dicas !
Até a próxima!

Ligia

2 comentários:

  1. Um bom presente para hospital, aprendi, são caramelos numa caixinha ou vasilha bonita. Ficam lá para outras visitas. Ms como tudo, depende da situação, em geral num período de convalescença. Bom oferecê-los à enfermagem e ao pessoal da limpeza, pois todos gostamos de um carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida...muito gentil para com os funcionários...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!