Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




terça-feira, 28 de julho de 2009

Novela Cobras e Lagartos- Novos Ricos


Matéria publicada no site da Novela Cobras e Lagartos Rede Globo

Shirley está nadando em dinheiro, mas continua se afogando nas gafes! Agora que é madrasta do mais novo milionário da praça, ela cisma em ser "grã-fina" e, pra completar, pede aulas de etiqueta a Milu, que está longe de ser um exemplo de elegância. Com a ajuda das consultoras de etiqueta Ligia Marques e Célia Leão, elaboramos um manual de boas maneiras para quem quer entrar com o pé direito na alta sociedade!

Principais gafes cometidas pelos "novos ricos"

- Insistir para que os convidados comam ou bebam.- Convidar para conhecer a casa toda por dentro.- Carregar na decoração da casa. - Ostentar grife. - Usar várias jóias ao mesmo tempo. - Exagerar nos decotes, nas transparências, nos perfumes e na maquiagem. - Comentar quanto pagou por determinado objeto, roupa ou viagem. - Rebuscar no português sem ter certeza do uso correto das palavras. - Repetir palavras que estão na moda: "vou estar fazendo" etc.- Comprar livros só para mostrar que já leu muito, sem nunca ter lido uma só página deles.

Dicas para ser um legítimo grã-fino!

- Não peque pelo excesso! "Geralmente as pessoas querem se fazer de muito chiques e exageram nas palavras, nas vestes, na decoração, na maquiagem, jóias etc. Exageros de maneira geral são mal vistos", alerta Ligia Marques.- Forçar a barra e espalhar aos setes ventos que está endinheirado é péssimo.
Segundo Célia Leão, mostrar que é novo rico é a pior gafe de todas!- Está com dificuldades para compor o visual? Não se acanhe em pedir ajuda. "Vale a pena procurar um profissional para montar um guarda-roupa adequado ao tipo físico e à personalidade da pessoa e que a ensine a usá-las e a combinar cada peça", orienta Ligia.
- "Sabedoria é aprender a observar. Chegou a um restaurante e não sabe o que fazer? Peça ajuda ao maître ou aos garçons. Eles vão ter o maior prazer em lhe ajudar", ensina Célia.- Célia dá inda a dica derradeira: "Aproveite a chance e procure aprender sobre tudo o que puder. O conhecimento é o bem mais legítimo que você terá".

3 comentários:

  1. Novo rico não consegue disfarçar, pode diminuir as gafes e afetações. Bem-entendido, refiro-me ao "novo rico", não à pessoa que teve boa educação em casa e enriqueceu mantendo-se modesta e natural.

    As mais educadas que já conheci me convidaram para conhecer a casa depois que já havia estabelecido um contato. Quando crianças, morávamos em local bem diferente e toda vez que havia visitas curtíamos mostrar toda a casa, com muito orgulho dos tapetes, todos arraiolos feitos por minha mãe. E até hoje, às vezes percebo que a pessoa quer conhecer a casa e mostro. Trata-se de um gesto de acolhimento, não de exibição ao que talvez se refira.

    Certa vez uma colega inaugurou novo consultório e após palestra no seu prédio convidou-nos para conhecer sua nova sala. Eu a conhecera no dia anterior, mas jamais deixaria de ir. Noto que nesta ocasião, é como o lançamento do livro, a pessoa quer compartilhar com os próximos. Infelizmente, quase todos disseram não ter tempo e talvez apenas outro colega tenha ido.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, Silvia, não há problema em mostrar as dependências de sua casa às visitas mais próximas. O que não se pode fazer mesmo é nos convidarmos para conhecer as dependências das casas de outras pessoas sem que tenhamos sido convidados. Essa foi a mensagem que a matéria da novela deveria ter deixado mais clara,ok?
    Obrigada por sua participação e volte sempre a este espaço de "minha casa"!
    Ligia

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo. Curso Letras e observo com freqüência os floreios lingüísticos de algumas pessoas que, na realidade, sequer sabem o que estão falando. A melhor maneira de enriquecer-se cultural e lingüisticamente é através da leitura de bons livros. Eles expandem nossa visão de mundo, ensinam-nos universos inteiros. Obrigada pela matéria!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!