Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Amigo Secreto na Empresa




Final de ano chegando e com ele o famoso amigo secreto na empresa. É um tempo de horror para alguns e de entusiasmo para outros.
Reuniões e muito tempo gastos para se definir o que vale e o que não vale dar aos colegas, valores máximos e mínimos, quem quer participar ou não...enfim, alguns problemas aparecem anualmente nesta época.


Muitas vezes o que era para ser uma brincadeira acaba tumultuando o ambiente de trabalho e se tornado um problema de difícil solução. Deixar livre o valor é uma atitude de grande risco.
Por outro lado, estabelecermos valores faz com que as pessoas tenham mais trabalho em sair à busca de algo que agrade o colega e ainda caiba neste orçamento.


Algumas pessoas resolvem este problema com a indicação não só do presente desejado como também da loja em que o mimo pode ser encontrado. Péssimo.Uma banalização inaceitável para o que está em jogo - o ato de presentear alguém de quem se gosta ou tem proximidade.
Presentear alguém envolve mais do que a mera compra de um objeto. Estão incluídos na ação a declaração explícita do quanto se gosta da pessoa e o empenho que se teve para agradá-la.
Isso porque os presentes simbolizam pensamentos transformados em objetos ,mostra que a pessoa parou um momento de sua vida para pensar na outra. Soube se colocar no lugar dela e escolher algo que realmente a agradou.
A opção por não participar não é vista como uma atitude positiva. A pessoa pode passar por desinteressada, sem vínculos com os colegas de trabalho e sem afinidade com o pensamento do grupo. Assim, mesmo não sendo um entusiasta da brincadeira, é bom não criticar os que adoram a festa e deixar claro que a participação é para manter vivo o espírito de união do grupo.Faça o possóvel para participar com ânimo. Isso é,no mínimo, bom para sua carreira e exercita sua capacidade de relacionamento pessoal.
Algumas dicas:


•Lembre-se das preferências, gostos e peculiaridades da pessoa. Pergunte aos mais próximos se não conhecer a pessoa a ser presenteada. Os bilhetinhos que antecedem a troca do presente são uma boa alternativa para se descobrir o que dar.


•Respeite as regras impostas pelo grupo em relação ao valor decidido.


•Faça uma ambalagem bem bonita.


•Não repasse presente que ganhou e não gostou. Dá para perceber quando o presente é de segunda mão.


•Ao receber o presente, mesmo não gostando, agradeça, e tente não demonstrar muita falta de entusiasmo.


•Dê presente que possa ser trocado, ou seja, nada de comprar em bazar ou lugares de pechincha.


E por último: nada de presentes muito pessoais como lingerie, perfumes, etc. e cuidado ao descrever seu amigo secreto na hora da entrega. Sempre procure lembrar de suas qualidades e não defeitos!


Agora, uma dica que vai agradar a todos: homens e mulheres de qualquer idade e pelo valor que está dentro da maioria do valor estipulado nas empresas?  O livro SEM-NOÇÃO!  Compre pelo site:  http://www.osemnocao.com.br/