Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Amigo Secreto na Empresa




Final de ano chegando e com ele o famoso amigo secreto na empresa. É um tempo de horror para alguns e de entusiasmo para outros.
Reuniões e muito tempo gastos para se definir o que vale e o que não vale dar aos colegas, valores máximos e mínimos, quem quer participar ou não...enfim, alguns problemas aparecem anualmente nesta época.


Muitas vezes o que era para ser uma brincadeira acaba tumultuando o ambiente de trabalho e se tornado um problema de difícil solução. Deixar livre o valor é uma atitude de grande risco.
Por outro lado, estabelecermos valores faz com que as pessoas tenham mais trabalho em sair à busca de algo que agrade o colega e ainda caiba neste orçamento.


Algumas pessoas resolvem este problema com a indicação não só do presente desejado como também da loja em que o mimo pode ser encontrado. Péssimo.Uma banalização inaceitável para o que está em jogo - o ato de presentear alguém de quem se gosta ou tem proximidade.
Presentear alguém envolve mais do que a mera compra de um objeto. Estão incluídos na ação a declaração explícita do quanto se gosta da pessoa e o empenho que se teve para agradá-la.
Isso porque os presentes simbolizam pensamentos transformados em objetos ,mostra que a pessoa parou um momento de sua vida para pensar na outra. Soube se colocar no lugar dela e escolher algo que realmente a agradou.
A opção por não participar não é vista como uma atitude positiva. A pessoa pode passar por desinteressada, sem vínculos com os colegas de trabalho e sem afinidade com o pensamento do grupo. Assim, mesmo não sendo um entusiasta da brincadeira, é bom não criticar os que adoram a festa e deixar claro que a participação é para manter vivo o espírito de união do grupo.Faça o possóvel para participar com ânimo. Isso é,no mínimo, bom para sua carreira e exercita sua capacidade de relacionamento pessoal.
Algumas dicas:


•Lembre-se das preferências, gostos e peculiaridades da pessoa. Pergunte aos mais próximos se não conhecer a pessoa a ser presenteada. Os bilhetinhos que antecedem a troca do presente são uma boa alternativa para se descobrir o que dar.


•Respeite as regras impostas pelo grupo em relação ao valor decidido.


•Faça uma ambalagem bem bonita.


•Não repasse presente que ganhou e não gostou. Dá para perceber quando o presente é de segunda mão.


•Ao receber o presente, mesmo não gostando, agradeça, e tente não demonstrar muita falta de entusiasmo.


•Dê presente que possa ser trocado, ou seja, nada de comprar em bazar ou lugares de pechincha.


E por último: nada de presentes muito pessoais como lingerie, perfumes, etc. e cuidado ao descrever seu amigo secreto na hora da entrega. Sempre procure lembrar de suas qualidades e não defeitos!


Agora, uma dica que vai agradar a todos: homens e mulheres de qualquer idade e pelo valor que está dentro da maioria do valor estipulado nas empresas?  O livro SEM-NOÇÃO!  Compre pelo site:  http://www.osemnocao.com.br/

6 comentários:

  1. Olá, depois de dois dias em um novo emprego, o pessoal resolveu fazer um amigo oculto, porém ainda nem conheço a todos muito menos seus gostos, gostaria de saber se é uma gafe, anti socialismo, e até se isto poderia me prejudicar profissionalmente junto ao grupo!

    Obrigado.
    André.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Atuo como secretária de Diretoria há mais de 15 anos e sempre trabalhei em empresas de grande. Atualmente estou em uma empresa que tem mais de 60 lojas no Brasil no mercado da moda masculina. Estou há 7 meses na empresa e assessoro a Diretora Comercial e dou um suporte para o departamento de MKT. Está sendo organizado um amigo secreto no andar e o MKT e eu nao fomos convidados a participar da brincadeira e os diretores nao sabem deste fato. Devo levar para conhecimento da Diretoria e do RH?

    ResponderExcluir
  3. Olá! Antes de mais nada procure saber exatamente quem organizou esse amigo secreto e quais pessoas foram convidadas.De repente é algo mesmo só para algum departamento específico.
    Não vale a pena encarar isso como uma desfeita nem fazer fofocas aos superiores.
    Procure saber se há interesse em se fazer algo internamento ao MKT e se for o caso faça o amigo secreto de vocês.

    ResponderExcluir
  4. André,

    Aproveite a oportunidade para conhecer as pessoas e se socializar.Como é novo ainda é normal não conhecer todos e ficar de fora poderá,sim lhe dar uma imagem de antipático.Não vale a pena.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ligia Marques me tire uma dúvida, na festa amigo secreto da empresa combinamos em dar presentes unissex qual a sua opinião sobre presentes unissex uma dica sua será bem vinda obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presentes unissex? Bom...sou adepta de livros, filmes tipo documentários, jogos, entradas para teatro,cinema...

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!