Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Matéria Guarulhos Web

Consultoras dão dicas para ser um bom anfitrião



Vanessa Coelho 25/01/2010


O Guarulhos Hoje entrevistou duas consultoras para revelar as principais gafes que ocorrem quando as pessoas decidem visitar umas as outras em casa
Abrir as portas da casa para socializar com familiares, amigos e colegas de trabalho, além de prazeroso, pode exigir preparo quando desejamos causar uma boa impressão e agradar a visita. Alguns comportamentos, no entanto, podem comprometer o encontro e causar verdadeiras saias justas em anfitriões e convidados. O Guarulhos Hoje consultou duas consultoras de etiquetas para explicar quais são as maiores gafes cometidas em situações corriqueiras dentro de casa, tanto pelos donos quanto pelos convidados.
Segundo as profissionais, o bom anfitrião é aquele que sabe deixar seus convidados confortáveis e transparece alegria ao abrir as portas de casa para eles, deixando o ambiente informal e elegante. Para a consultora Lígia Marques, autora do guia de etiqueta "Sem noção", o pior é "não oferecer nada ao convidado, oferecer pouca comida ou bebida e não ter lugar para todos os convidados ficarem confortáveis". Ela esclarece que o convidado também tem suas obrigações, como evitar aparecer sem avisar, levar junto pessoas que não foram convidadas, chegar atrasado, não levar uma lembrancinha para o anfitrião e demorar para ir embora. A especialista Susi Obal considera ruim falar de assuntos polêmicos, como política, racismo, religião ou doenças. "Existem visitas que desfilam um rosário interminável de problemas. Aí cabe aos anfitriões mudar o rumo da conversa, para alguma viagem, um bom filme ou teatro", orienta.
A primeira visita - Ao receber um amigo pela primeira vez, Lígia declara não ser necessário levar o convidado para todos os ambientes da casa para conhecer as dependências. Os quartos, por exemplo, só devem ser mostrados se o convidado quiser conferir uma decoração nova que foi comentada. Caso contrário, "basta levá-lo para conhecer a sala, jardim, varanda e o banheiro que ele vai usar". Susi é da mesma opinião e acrescenta que dois motivos justificam a reserva: não demonstrar exibicionismo - deixando o amigo constrangido - ou evitar que ele veja a casa desarrumada quando não temos tempo suficiente para limpar tudo.
Crianças - As especialistas ainda explicam que é possível evitar que as crianças pequenas atrapalhem a conversa avisando previamente sobre a visita para pedir bom comportamento e, se possível, deixá-las entretidas assistindo TV ou jogando um game há muito prometido. Se houver necessidade de repreender a criança, ela deve ser levada para um ambiente diferente do convidado para levar a bronca.
Boas atitudes - Oferecer algo para comer ou beber é um dos primeiros passos para deixar as pessoas à vontade. Em reuniões informais, Susi recomenda deixar um pequeno buffet montado para que as pessoas se sirvam.
A alimentação, por sinal, é lembrada por Lígia como um momento propício a gafe. Levar comida para a reunião é algo que só deve ser pedido para amigos íntimos e eles só devem aparecer com comida quando isso for solicitado.
Ela também considera gafe não levar o que se comprometeu a levar, ou fazê-lo em quantidade que não dê para o número de convidados. No caso de jantares ou almoços, é desaconselhável oferecer pratos para repetir.

3 comentários:

  1. Oi Lígia!!!
    Pela primeira vez visito seu espaço! Estou encantada! Adorei o assunto: visita...
    Sempre tenho dúvidas... parentes que insistem em vir sem avisar aos domingos, ou avisam que já estão saíndo de casa para acompanhar aquela tia de Minas que "está aqui de passagem e quer te ver" Ninguém merece isso né!
    Outro dia cheguei das compras numa sexta 18:00, encontrei a calçada cheia de visitas nos esperando (já a 2 horas)entramos, ofereci um suco as crianças se juntaram fizeram bagunça e depois de 2 horas foram embora prometendo voltar com mais tempo...
    Me ajude Lígia, como saio dessas situações???

    Beijos, com admiração e carinho.
    Cida.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cida!
    Realmente são parentes que chamamos de "Sem Noção"!
    Quando acontecer isso, peça na hora que eles forem embora, que numa próxima vez avisem antes de virem. DIga: " Por favor, da próxima vez me telefonem antes para combinarmos um melhor momento para visitas,ok? Não gosto de ser pega de surpresa."
    Não estará sendo grosseira.Fique tranquila.
    E se houver chance de dizer "Puxa!Pena não termos combinado antes,pois hoje tenho compromisso e não vou poder recebe-los", diga.
    Um grande abraço e volte sempre por aqui!
    Ligia

    ResponderExcluir
  3. Leve algo delicado como sabonetes para lavabo,flores em vaso, bombons,velas decorativas...Pense no estilo da pessoa a ser presenteada.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!