Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Visitas que não vão mais embora...

Convidado que demora a ir embora pode ser dispensado com educação


Vanessa Coelho 


Quem nunca teve um convidado que levou tempo demais para ir embora e ficou sem graça para falar que ele precisava ir embora?
A situação, delicada, deixa muita gente sem saber o que falar para que a visita perceba que está começando a incomodar sem ser mal educado. A vendedora Marília Machado, embora goste de uma boa conversa, prefere demonstrar cansaço para seu interlocutor. "Se a pessoa é muito inoportuna finjo estar bem cansada par ela se tocar". Outra que fica sem jeito para dispensar a visita é a professora Edilaine Trevisan. "Não digo nada, mas começo a olhar pros lados desviando a atenção. A minha filha, em compensação, me cutuca lembrando de coisas que precisamos fazer", afirma ela.
Todo esse teatro pode ser evitado com deixas simples, segundo as consultoras de etiqueta. "Se a visita for durante a semana, podemos dizer que o papo está maravilhoso, mas infelizmente temos de levantar muito cedo no dia seguinte, pois é dia de trabalho", indica Susi. Outra dica dela é fazer um convite para outro jantar, só que "mais cedo para não se prolongar demais."
Lígia também tem táticas para dispensar as visitas com educação, dando deixas como "Bom, já está ficando tarde. Antes de saírem não gostariam de tomar outra coisa ou "Que pena que o encontro está acabando. Vamos combinar o próximo?". Ela explica que os convidados também podem evitar esse constrangimento para o anfitrião planejando a saída para, no máximo, meia hora depois que os primeiros convidados forem embora da reunião.
Saiba como lidar com quem aparece sem avisar
Ambas as consultoras entrevistadas pelo GH afirmam que ninguém é obrigado a abrir as portas para aquele amigo que insiste em aparecer sem avisar.
A dica é pedir para o porteiro avisar que não está em casa ou, dependendo da hora, afirmar que você adoraria conversar, porém já tem um compromisso agendado.
Escolhendo receber - A visita pode até ser recebida, caso o anfitrião faça questão. No entanto, sem a atenção exigida normalmente para uma situação em que o convite aconteceu de fato. "Se você não tem compromisso mesmo e está em casa sem roupa adequada, receba assim mesmo sem se desculpar pela apresentação nem pela bagunça que as crianças fizeram. Depois disso, ofereça algo pra beber", recomenda Susi. Ela garante que a própria visita vai reparar que não chegou em boa hora e que não deve demorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!