Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




terça-feira, 28 de julho de 2009

Bradesco Seguros- Viagem de barco


Elegância a bordo

Você recebeu um convite para uma viagem de barco? Esse pode ser um ótimo passeio, mas para isso todos os tripulantes devem ter alguns cuidados básicos. Durante viagens marítimas de curta ou longa duração é preciso respeitar todas as pessoas presentes no barco, desde os demais convidados até o comandante. Se cada convidado considerar que o passeio envolve outras pessoas, tudo transcorrerá bem.
A preocupação começa na hora de preparar a bagagem. Segundo a professora de etiqueta Ligia Marques, o viajante experiente é conhecido pelo volume de sua bagagem. “Um marinheiro de primeira viagem leva excesso de malas que, além de não se mostrarem necessárias durante o trajeto, acabam por atrapalhar a si mesmo e os que o acompanham. Para uma viagem de barco, onde o espaço é reduzido, o convidado deve pensar bem no que vai colocar na sua bagagem para não passar por ‘brega’”, explica.
O que o convidado colocará na mala dependerá do porte do barco e do tempo da viagem. Esses fatores determinarão a quantidade de artigos que convidado necessitará durante o período. “Por exemplo, em um barco de porte maior não será necessário se preocupar com toalhas. Leve roupa de banho, produtos de uso pessoal, camisetas e shorts, agasalho tipo moleton, óculos de sol, canga ou equivalente, sandália de praia, remédio para enjôo, protetor solar, roupas íntimas, boné ou chapéu. Se a pessoa for esportista, pode levar uma máscara de mergulho e snorkel”, orienta.
Algumas atitudes não são toleradas a bordo. Para que todo o passeio transcorra tranqüilamente é preciso muito bom senso e respeito para não incomodar a tripulação. “Beber demais, mexer nos equipamentos do barco sem autorização, reclamar de enjôos, entrar com os pés molhados ou com areia, pisar nos bancos para entrar ou sair da embarcação podem causar incômodos”, informa Marques.
De acordo com a professora de etiqueta, ser uma pessoa “do contra”, que não participa dos programas em conjunto, não experimenta pratos diferentes e pensa que o barco é sua casa e que pode fazer os seus horários e costumes, também é uma postura inadequada durante esses passeios.
Em caso de dúvidas sobre como agir em determinada situação, pergunte o que fazer ao capitão ou ao anfitrião. Essa é a recomendação básica para quem pretende se divertir sem errar, segundo Marques. “Em caso de dúvida o convidado não precisa se constranger, ele pode perguntar ao capitão ou ao anfitrião como deve proceder. Dar de entendido sem entender, certamente o levará a cometer gafes”, conta, acrescentando que “se colocar no lugar dos outros antes de tomar alguma atitude ou comportamento também é uma ótima dica para não se tornar desagradável”.
De acordo com a Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, um dos dez mandamentos em uma embarcação é respeitar a lotação. Por isso, ao receber um convite certifique-se de se é possível ter acompanhante. Além de evitar o constrangimento de levar um “penetra”, essa medida evitará que você seja responsável por situações de risco para toda a tripulação, já que a quantidade de coletes salva-vidas é definida de acordo com a capacidade de passageiros que a embarcação comporta. Outro mandamento do órgão é não poluir o mar. Portanto, nada de atirar objetos e restos de alimentos na água.

Matéria publicada para a área de náutica do site do Bradesco Seguros e
Previdência por Gabriela Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!