Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




terça-feira, 28 de julho de 2009

Malhação - Comportamento jovem

Não fossem as aulas de etiqueta de Priscila, Marcinha nunca iria domar aquela caipirice desajeitada para a entrevista da bolsa de estudos. Até o famoso pintor inglês ficou fascinado com tamanha educação da estudante de artes!
Além de entrevistas como essas, os jovens se deparam ainda com várias outras situações não tão formais, mas onde o bom comportamento também é a primeira impressão - que é a que fica, não é mesmo? Momentos como conhecer os pais do namorado ou dormir na casa de uma amiga, por exemplo, exigem muita educação e uma boa dose de bom senso! A consultora de etiqueta Ligia Marques dá as dicas de como se comportar e do que não fazer nessas horas!

É dia de conhecer os pais do namorado (a)!
1. Em primeiro lugar, cumprimentar os "sogros" não faz mal a ninguém. “Vejo muitos adolescentes que entram na casa dos amigos e nem cumprimentam os pais. É preciso que eles entendam que uma primeira impressão boa é fundamental e que, quando isso não acontece, o filme queima mesmo”, explica Ligia.
2. Fica difícil um pai ou uma mãe aprovarem um namoro com um garoto (a) que nem sabe falar um “bom-dia” decentemente.
3. Um "com licença" antes de entrar na casa também vai muito bem!
4. Ligia lembra que uma aparência mais “arrumadinha” pode fazer milagres para uma primeira impressão. “Não precisa exagerar, mas um banho tomado, um cheirinho de limpo é fundamental”, ela sugere.

Vai dormir na casa da amiga (o)?
1. Antes de tudo, sempre verifique se os pais estão de acordo com o convite do amigo. “Vale perguntar: ‘A Fulana me convidou para dormir em sua casa. Tudo bem para a senhora? Não vou incomodar?’. Obviamente a mãe vai permitir, mas só esta atenção já pega bem”, orienta Ligia. 2. O convidado deve se portar muito bem procurando seguir a rotina da casa: comer na hora em que a família for comer, não levantar de madrugada para um lanchinho atacando a geladeira, não invadir os cômodos que não sejam de uso comum do amigo ou para o qual você não foi convidado a entrar, ajudar a mãe a tirar a mesa ou outra coisa se for necessário, não levar horas tomando banho ou ocupando um banheiro que mais gente tem que usar... “Enfim, incomodar o menos possível sendo um hóspede quase invisível”, aconselha a consultora de etiqueta.
3. Cuidado pra não se mudar de mala e cuia pra lá! Aceitar este tipo de convite a toda hora não é uma boa. “Pode incomodar a privacidade dos donos da casa”, justifica a profissional.

Um comentário:

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!