Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




terça-feira, 28 de julho de 2009

Guia da Semana - Avós ajudam ou atrapalham?


Conselho tem limite!

matéria publicada no http://www.guiadasemana.com.br/
Andréia Meneguete


Pais sempre se deparam com muitos palpites no momento em que estão educando o filho. Seja opinião da avó, da melhor amiga, da vizinha ou até mesmo da babá! De acordo com especialistas da área infantil, a educação correta é aquela que tem limites e respeito a regras. Parâmetro pelo qual os pais devem se guiar no papel de educador e instrutor. Então, até onde intromissão de terceiros pode ser saudável e natural a ponto de não prejudicar a relação de respeito entre pais e filhos? A escolha de seguir aquilo que foi dito vai depender exclusivamente dos responsáveis pela criança.

Na casa da vovó

O querido colo dos vovôs serve para aconchegar o mais novo integrante da família. Eles estão ali para apoiar os filhos na educação dos netos. Devem dar suporte na linha educativa, hábitos e valores que os pais escolheram para o pequenino. Já os avós que desejam assumir o papel dos pais diante da educação do pequeno podem provocar certa dificuldade de relacionamento familiar e até brigas.
Os avós devem atuar de forma mais tranqüila com os pequenos, exercerem o papel de protetores e serem tidos como referência de história, passado. "Falar que avós estragam os netos é uma idéia que serve somente para aqueles que não sabem ser avós de verdade. Aqueles que entendem qual é o seu lugar na educação da criança, jamais estragarão a criança em desenvolvimento", ressalta.

Com os amigos

Quando a criança insiste em ter comportamentos inadequados na frente dos amigos é um verdadeiro problema para os pais. Muitos não sabem como agir aos olhares de reprovação e nem como responder aos famosos palpites educativos. Nestas ocasiões, a dica continua sendo a conversa com o filho, assim os pais evitam um aborrecimento ainda maior da criança e qualquer tipo de deselegância diante dos colegas presentes. "Os pais não podem perder o controle da situação, eles devem sempre orientar o filho sobre o melhor comportamento. Agressões físicas e verbais não são indicadas para chamar a atenção em nenhum momento", explica a consultora de etiqueta infantil Ligia Marquês.
Os amigos que insistem em reprovar a educação dada pelos pais na frente da criança devem ser avisados sobre o ato indesejado, mesmo que aconteça com a melhor das intenções. É necessário que as pessoas próximas da família saibam respeitar o papel dos educadores e não interfiram nas decisões tomadas.
O papel da babá Muitos pais têm que confiar, de forma parcial, os cuidados com o filho ao olhar de uma outra pessoa: a babá. São com elas que muitas crianças passam maior parte do dia, já que atualmente a maioria das mães também trabalha fora. Para passar a educação que se deseja à criança, sem qualquer tipo de interferência da profissional, é aconselhável que os pais na hora da contratação passe as regras e os limites esperados. "Os pais devem deixar claro a cultura familiar da casa, assim a babá terá instruções para seguir. Ela deve ser uma pessoa que ajude aos pais a transmitir a educação e não desvirtuar o que é dito" .
No momento em que estão junto com o filho, o pai e a mãe devem estar presentes também na educação, mostrando-se sempre atuantes nas correções e sem hesitar nas repreensões.. "Mesmo trabalhando fora e passando poucas horas com eles, devem estar sempre atentos e procurando passar o maior número de informações relativas às boas maneiras, à educação e a conduta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!