Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




terça-feira, 28 de julho de 2009

Guia da Semana- Comendo Lagostas


Lagostas -
Matéria do http://www.guiadasemana.com.br/
Viviane Aguiar

O garçom apareceu equilibrando aquele belíssimo prato de lagosta na bandeja. Pomposa, ela pousou na mesa com reverência, ostentando uma lustrosa casca. E aí veio a parte mais difícil: comer. Você chega a se arrepender de ter pedido o lindo prato, mas agora é tarde. A solução? Que tal virá-la para baixo e forçar o talher para abrir o casco?Parece brincadeira, mas a cena descrita acima é real. Ela aconteceu com um casal que resolveu ter uma noite especial no romântico Terraço Itália - que tem na lagosta à thermidor seu mais famoso prato. "Existe um pequeno avental ou um guardanapo a mais na mesa, que deve ser colocado no pescoço. A lagosta faz muita sujeira mesmo", explica a consultora de etiqueta à mesa, Lígia Marques.
Para ela, a fama de "chique" que esse crustáceo angariou com o tempo não tem nada a ver com a forma com que ele deve ser saboreado. "Para comer não tem nada de chique. Tem que ajudar com as mãos e a pessoa não pode se preocupar com esse mito criado em cima dela", diz.
Além de não saber como comer a lagosta, muita gente se engasga com um potinho de lavanda que geralmente chega depois da refeição. Usado para lavar os dedos - que, a essa altura, estão sujos ou engordurados - o pote traz água morna com limão, hortelã ou pétalas de rosas. "Já vi gente bebendo essa água. Quem nunca ouviu falar disso e vê aquela xícara chegando, acha que é para beber", avisa Lígia.

Sirva-se

A consultora de etiqueta Lígia Marques ensina o roteiro da lagosta

1º Passo: Reconheça a mesa
A mesa que está preparada para receber uma lagosta possui um alicate de cozinha pequeno próximo ao prato, que será útil para quebrar as articulações do crustáceo. Também está lá um avental ou guardanapo - além do que provavelmente está acima do prato - que deve ser colocado no pescoço. Por perto, também deve existir uma molheira pequena cheia de água de lavanda, com uma folha de hortelã ou de limão, que deverá ser usada apenas no final da refeição para limpar a ponta dos dedos.
Atenção: para que o comensal não confunda essa água com um molho de acompanhamento, alguns locais optam por trazê-la depois que a lagosta for degustada.

2º Passo: Retire a lagosta com cuidado
Se a iguaria vier em um prato no centro da mesa para ser degustada por mais de uma pessoa, é preciso tirar uma parte dela e levá-la ao prato. Para cortar, use o alicate, que deve ser acionado nas articulações da lagosta. Use-o sempre para quebrar a casca, mas prefira o garfo para tirar a carne e saboreá-la. A regra é: corte com o alicate, coma com o garfo.
Atenção: não use o alicate para levar a carne da lagosta à boca. Além de não adequado, também pode machucar.

3º Passo: Acompanhamentos
A lagosta é usada para diversos pratos e, por isso, pode vir com inúmeros acompanhamentos. A forma mais tradicional chega à mesa com um molho especial, que deve ser delicadamente colocado sobre a carne do crustáceo quando ela já estiver sem casca e em seu prato. Não exagere no molho para não modificar o sabor da carne. Saladas, purês e batatas também costumam acompanhar a iguaria.Atenção: peça sempre vinho branco para acompanhar.

4º Passo: Lavar os dedosDepois que o prato é retirado da mesa - ou até mesmo um pouco antes - deve chegar à mesa um pote com um molho de lavanda, caso ele ainda não esteja lá. A pessoa deve mergulhar as pontas dos dedos, com as duas mãos juntas, no potinho e enxugar no guardanapo.Atenção: para evitar gafes, pergunte sempre se aquele é o potinho de lavanda mesmo.

13 comentários:

  1. Oi,

    Tenho dúvida quanto ao uso do garfo e faca. Com qual mão vou ficar comendo com o garfo? A faca fica mesmo só na direita para cortar o alimento? Onde deixo a faca depois de eusá-la. Vejo nas novelas tudo ao contrário.

    ResponderExcluir
  2. bom,nao sei se exatamente essa a resposta,ms o garfo fica sempre na esquerda e a faca na direita...assim que terminar,o garfo e faca fica sobre a beira do prato...

    ResponderExcluir
  3. Olá Mirely,

    A faca sempre deve cortar estando na direita. O garfo pode ser usado para ir à boca pela esquerda (modo europeu) ou pela direita (modo americano).

    Ligia marques

    ResponderExcluir
  4. Mas a faca deve ficar na parte superior à direita do prato?

    ResponderExcluir
  5. Não entendi bem sua pergunta e como não se identificou ao fazê-la não consigo lhe responder diretamente,mas se estiver se referindo ao local onde a faca deve ser colocada ao arrumarmos a mesa: do lado direito do prato com o fio voltado para ele. Acima do prato ficam os talheres de sobremesa.

    ResponderExcluir
  6. por onde devo começar para retirar a casca?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Comece pelas garras, que devem ser arrancadas. Depois as patas,depois a cauda (onde se encontra a maior porção de carne),depois o corpo.NO corpo pode encontrar partes que não queira comer (vísceras).

    ResponderExcluir
  8. o que é consume e o que vem dentro?? porque não a sopa?? qual a diferença entre os dois pratos???

    ResponderExcluir
  9. Consommé é um caldo concentrado de carnes acrescido de ovos e outros ingredientes e tempero. A ebulição contínua do caldo durante o preparo é que faz com que ele concentre as gorduras (que depois são filtradas) e é o que propicia as características que o diferem de uma sopa comum.É portanto uma espécie de caldo de carnes bem forte e concentrado,embora sem partes sólidas aparentes.

    ResponderExcluir
  10. Amei cada palavra escolhida para a publicação! Chiquérrimo mesmo é saber como fazer com o que fazer, rs. Vou favoritar o link, porque AMEI o blog :D

    ResponderExcluir
  11. Tarsis Costa Lima - Sou amante de frutos do mar, e sempre tive curiosidade de como comer a lagosta, e eu a parabenizo pela aula. Obrigado pela dica, inclusive da etiqueta à mesa.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!