Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Despedidas Virtuais

Apodero-me do mesmo título usado no artigo de Contardo Calligaris na Folha de São Paulo de hoje (11/11) para comentá-lo.

Para quem não leu, um resumo:

O jornalista discorre sobre a pertinência/vantagens e desvantagens de dar um fora, ou seja, terminar um relacionamento amoroso, via Internet ou celular.

Houve uma ação patrocinada pela Nokia no MIS, aliás muito bacana, onde promoveram-se encontros com o público para se discutir como as pessoas usam a tecnologia que lhes está atualmente disponível.A partir deste fato é que o jornalista tira suas conclusões e emite sua opinião numa coluna na FSP.

Uma das pesquisas desta programação perguntava: "Você já terminou ou terminaram com você um relacionamento por SMS ou internet?"  15% dos participantes responderam que sim, o que pelo texto exposto dá a impressão de que ele considera este um valor alto a ponto de ratificar esta forma de fora.

Há algumas semanas, no entanto, outra matéria no mesmo jornal (se não me engano) publicava que para a grande maioria das pessoas levar um fora via Internet significava realmente o fim da picada! Tuitei inclusive a dica de aguardar um certo tempo antes de alterar o status nas redes sociais após o término, pois essa atitude magoava mais do que o término em si, segundo os usuários das grandes redes como o Facebook. Adiar a mudança de "namorando" para "solteiro", por exemplo, era uma forma de respeitar aquele que sobrou.

Pesquisas à parte, ainda sou muito fã das pessoas que assumem suas atitudes e responsabilidades na vida. Mesmo que o relacionamento tenha se iniciado via internet isso não justifica que possa ser terminado da mesma maneira! Houve um intervalo de tempo em que estes indivíduos se encontraram no mundo real e nele mantiveram um relacionamento,criaram laços,fizeram uma história.

Acomodar-se, ou melhor, acovardar-se no virtual na hora de expor seus novos sentimentos e fugir de encarar um dos piores momentos da vida (reconheço) protegendo-se atrás de novos recursos tecnológicos, não me parece uma atitude de gente que preza o respeito a si e ao próximo.

Estamos cada vez mais nos distanciando do outro,perdendo a capacidade de nos relacionarmos bem pessoalmente, de resolvermos questões que envolvam o simples ato de Con-ver-sar. O mundo tecnológico nos impõe velocidade e superficialidade. Vivemos num oceano de informação com a profundidade de um pires, como bem disse um dos meus mestres na ESPM. É preciso impor a si próprio limites para esta armadilha.

Agradecer aos que terminam um relacionamento via Internet ou SMS, conforme sugere o jornalista Calligaris em nome de encurtar um processo no qual pode-se perder anos de vida?
"Valeu, Beijão e sorte"!

2 comentários:

  1. Como citado acima..é o fim da picada! É triste ver q muitos substituem pessoas por um botão ON / OFF!
    Parabéns pelo blog, sou leitora assídua!

    ResponderExcluir
  2. Já ví pessoas se demetindo por SMS, ( dizendo Não vou mais), pois é este mundo está sempre em processos de mudanças..
    Parabéns

    William C

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!