Boas Vindas

Aqui, sinta-se em sua casa!



Deixe seu recado, faça seus comentários, poste o que quiser sobre o assunto Etiqueta.







Será muito bem recebido.








Ligia




terça-feira, 22 de setembro de 2009

Hino Nacional


Escolas terão de tocar Hino Nacional uma vez por semana
SIMONE IGLESIAS da Folha de S.Paulo


A partir de hoje, as escolas de ensino fundamental públicas e privadas de todo o país passam a ser obrigadas a executar uma vez por semana o Hino Nacional. A lei, de autoria do deputado Lincoln Portela (PR-MG), foi sancionada ontem (21) pelo vice-presidente no exercício da Presidência, José Alencar.


Acho isso muito bom. É importante que nossas crianças aprendam a cantar o Hino corretamente e saibam também as regras cívicas que envolvem este momento de solenidade:
Sempre em pé, mão direita no coração e nada de aplausos ao término de sua execução. Isso mesmo: aplaudir o Hino Nacional é uma gafe. Contenha-se!


É muito vergonhoso e um sinal de pouca civilidade e cultura vermos celebridades do esporte,por exemplo, titubeando na letra do Hino Nacional ou numa postura totalmente à vontade quando deviam servir de exemplo a toda uma nação.


Quem sabe, com a nova lei, as coisas comecem a melhorar nesse sentido...é esperar para ver...


Um comentário:

  1. Ligia, tudo bem?

    Achei também muito importante a sua matéria, sobre tudo porque muitas pessoas que conheço não sabem cantar o Hino Nacional Brasileiro (ao menos completamente)

    Eu venho do outro extremo da história, duma ditadura militar.Para quem não sabe: Cuba .O hino era cantado (enquanto a bandeira era içada ou arriada) todo dia e ninguém podia nem se mexer nessa hora. A bandeira não podia tocar o solo enquanto era dobrada em forma de triangulo e guardada em urna de cristal. Era toda uma cerimônia...

    Mas concordo que as pessoas desde pequenas devem ter amor e respeito pelos símbolos, isso faz uma grande diferença, e as pessoas aprendem desde pequenas a amar o seu pais. Acho que o Brasil fica realmente unido somente no Mundial de Futebol, mas fora disso todos ficam divididos (partidos políticos, times de futebol, regiões, etc.)

    Fatos como o acontecido com a cantora Vanusa são muito tristes, não só pelo fato dela estar medicada (ou bêbada) senão também por não saber direito a letra do hino. Eu não nasci aqui, mas o aprendi, pois acho que é una questão de respeito com o pais que me acolheu.

    Enfim, acho que o estado deu o primeiro passo.

    Queria te comentar também que gostei muito do seu livro e agradeço muito a sua paciência comigo; um sem-noção em evolução, mas que um dia consegue se acertar.

    Saudações!
    Jorge Souto

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo! Volte sempre!