Da Folha de SP 12/08/2010
Brasileiros têm uma "noção de espaço pessoal menor do que outras culturas", sempre chegam atrasados, vestem-se de maneira provocativa para qualquer ocasião, interrompem as conversas a todo instante e costumam dar beijos e abraços indiscriminadamente.
Essa versão, cheia de estereótipos e generalizações, foi divulgada nesta semana pela agência nacional de turismo do Reino Unido, que preparou um guia de etiqueta para que os ingleses aprendam a recepcionar bem os turistas estrangeiros para a Olimpíada de 2012.
O guia diz ainda que os brasileiros jamais devem ser questionados sobre informações pessoais, como idade, salário e estado civil.
PROTESTOS
A publicação, que inclui dezenas de outros países em sua lista de dicas, causou repúdio e indignação em todo o mundo, com repercussão tantos nos jornais britânicos quanto nas publicações dos países citados.
Sobre os argentinos, o guia diz que são pavio curto e não têm senso de humor.
Malvinas, política, religião ou o Brasil, "seu maior rival", são assuntos proibidos durante conversas com o povo da Argentina, ensina o livro britânico.
Nem o Itamaraty nem a Embaixada do Reino Unido em Brasília comentaram as afirmações do guia.
A agência inglesa "Visit Britain", que mantém representação em São Paulo, informou que o gerente do escritório no Brasil, Robin Johnson, está em Londres atualmente e não poderia falar à Folha ontem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por mais que os brasileiros tenham se sentido ofendidos temos que fazer justiça e concordar que o dito manual ingles não disse nenhuma mentira.
ResponderExcluirA maneira de falar sobre o assunto foi mais grosseira que o esperado para uma cultura tão "fina" como a inglesa, mas de qualquer forma precisamos entender que nossas atitudes, sempre e em qualquer lugar são percebidas, comentadas e avaliadas. Prezar por uma boa imagem individual e coletiva é importante e por isso sempre chamamos a atenção de nossos alunos para fatos como estes.
Eu que vivo há 3 anos em uma cultura praticamente britânica, sou obrigada a concordar que é pura verdade, nós somos assim mesmo....
ResponderExcluirEnquanto o brasileiro não expôr seus direitos, iremos ler assuntos semelhantes ao acima escrito.
ResponderExcluirNão aceitar tal imposição não é só direito, mas sim atitude!Creio em uma mudança positiva.
Mirian Vieira
Pois é Miriam...realmente é direito não aceitar as opiniões alheias, mas neste caso olhar um pouco para nós mesmos e sermos honestamentes críticos nos fará dar razão a estes ingleses, por mais chato que isso possa ser. Diga-me com honestidade: vê muitos brasileiros realmente preocupados em chegar no horário marcado? Nunca vê brasileiros cumprimentando pessoas que nunca viram antes com beijinhos e abraços, desrespeitando o espaço pessoal de muita gente? Não vê moças com decotes exagerados e mini saias em locais onde deveriam ser mais formais? Negar que estes costumes são considerados "normais" é tapar o sol com a peneira e assim as coisas nunca serão modificadas. O primeiro passo para corrigirmos erros e atitudes inadequadas em nossa vida é assumí-los e não negá-los sentindo-se ofendido, numa atitude de defesa insensata.
ResponderExcluir