
Escolas terão de tocar Hino Nacional uma vez por semana
SIMONE IGLESIAS da Folha de S.Paulo
SIMONE IGLESIAS da Folha de S.Paulo
A partir de hoje, as escolas de ensino fundamental públicas e privadas de todo o país passam a ser obrigadas a executar uma vez por semana o Hino Nacional. A lei, de autoria do deputado Lincoln Portela (PR-MG), foi sancionada ontem (21) pelo vice-presidente no exercício da Presidência, José Alencar.
Acho isso muito bom. É importante que nossas crianças aprendam a cantar o Hino corretamente e saibam também as regras cívicas que envolvem este momento de solenidade:
Sempre em pé, mão direita no coração e nada de aplausos ao término de sua execução. Isso mesmo: aplaudir o Hino Nacional é uma gafe. Contenha-se!
É muito vergonhoso e um sinal de pouca civilidade e cultura vermos celebridades do esporte,por exemplo, titubeando na letra do Hino Nacional ou numa postura totalmente à vontade quando deviam servir de exemplo a toda uma nação.
Quem sabe, com a nova lei, as coisas comecem a melhorar nesse sentido...é esperar para ver...
Ligia, tudo bem?
ResponderExcluirAchei também muito importante a sua matéria, sobre tudo porque muitas pessoas que conheço não sabem cantar o Hino Nacional Brasileiro (ao menos completamente)
Eu venho do outro extremo da história, duma ditadura militar.Para quem não sabe: Cuba .O hino era cantado (enquanto a bandeira era içada ou arriada) todo dia e ninguém podia nem se mexer nessa hora. A bandeira não podia tocar o solo enquanto era dobrada em forma de triangulo e guardada em urna de cristal. Era toda uma cerimônia...
Mas concordo que as pessoas desde pequenas devem ter amor e respeito pelos símbolos, isso faz uma grande diferença, e as pessoas aprendem desde pequenas a amar o seu pais. Acho que o Brasil fica realmente unido somente no Mundial de Futebol, mas fora disso todos ficam divididos (partidos políticos, times de futebol, regiões, etc.)
Fatos como o acontecido com a cantora Vanusa são muito tristes, não só pelo fato dela estar medicada (ou bêbada) senão também por não saber direito a letra do hino. Eu não nasci aqui, mas o aprendi, pois acho que é una questão de respeito com o pais que me acolheu.
Enfim, acho que o estado deu o primeiro passo.
Queria te comentar também que gostei muito do seu livro e agradeço muito a sua paciência comigo; um sem-noção em evolução, mas que um dia consegue se acertar.
Saudações!
Jorge Souto